Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

41c5ddcf-b0d2-4cc2-90b3-95c42755db50-1.jpg

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. Assim, a iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.

A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.

O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.

No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no janeiro branco, é necessário ter cuidado durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental durante a vida.

Janeiro branco: Como cuidar da saúde mental?

Antes de mais nada, é importante entender que precisa de ajuda. “As pessoas acreditam que, faz parte do rol de doenças mentais apenas os casos mais severos em que os sintomas são aparentes. Não compreendem que a ansiedade e a depressão também são problemas psíquicos, e que apresentam o maior índice de crescimento hoje entre as doenças mentais diagnosticadas” diz a psicóloga e psicanalista Andrea Ladislau. 

A terapia é uma excelente ferramenta na construção da saúde mental do ser humano. Assim, por meio da da terapia o indivíduo poderá ter contato com seu eu interior e administrar de forma leve seus sentimentos e os desafios que o mundo impõe.

Quais são os direitos do INSS para segurados com alguma incapacidade mental?

A Previdência Social conta com três benefícios previdenciários para segurados com algum tipo de incapacidade mental para exercer suas funções. Veja a seguir: 

  • Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença): para pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho.
  • Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez): para pessoas que estão permanentemente incapacitadas para o trabalho. 
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado às pessoas com deficiência de qualquer idade e idosos com mais de 65 anos de idade que não tenham meios de se sustentar e se encontrem em estado de vulnerabilidade social.

A orientação do INSS é que para pedir o benefício, “o cidadão deve passar por uma perícia médica para comprovar a incapacidade para o trabalho”. 

Dessa forma, caso o exame confirme a incapacidade para o trabalho, o benefício é concedido. No entanto, no caso do BPC, é necessário comprovar o estado de vulnerabilidade social por meio de avaliação social e informações no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Hábitos saudáveis para inserir na rotina

1. Pratique atividades físicas

O corpo precisa estar em movimento para que consiga se manter saudável. De fato, os exercícios físicos são excelentes para melhorar a disposição. A movimentação libera endorfina e dopamina, que são hormônios que se ligam às sinapses nervosas e estão relacionados aos sentimentos de satisfação, felicidade, prazer e bem-estar.

2. Faça alongamentos ao longo do dia

os alongamentos também são recomendados ao longo do dia, especialmente, para quem trabalha no computador ou quem realiza movimentos repetitivos por muitas horas seguidas. O ideal é fazer pequenas pausas de cerca de 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho para alongar as articulações. Levante-se da cadeira, caminhe por alguns minutos, estique os braços, as pernas e as mãos.

Confira os benefícios dos alongamentos:

  • reduzem as tensões musculares;
  • trazem maior consciência corporal;
  • proporcionam movimentos mais leves;
  • aumentam a amplitude dos movimentos;
  • previnem lesões;
  • aumentam a circulação sanguínea;
  • aquecem e servem para preparar o corpo para uma atividade física.
  • 3. Tenha uma alimentação saudável

    O hábito de realizar refeições balanceadas também contribui diretamente com a melhoria da qualidade de vida. O ditado “você é o que você consome” é uma grande verdade. Afinal, tudo o que ingerimos será processado pelo corpo e pode contribuir ou não para melhorar a

  • 4. Beba bastante água

    A água é o elemento que impulsiona as funções do nosso corpo — além disso, cerca de 70% do organismo são compostos por esse líquido. Portanto, tenha o costume de se manter hidratado.

  • 5. Dê prioridade pra a sua saúde mental

    A saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo físico. O estado psicológico causa impactos diretos na qualidade de vida de uma pessoa .Portanto, tenha uma mentalidade positiva. Cuide dos seus pensamentos e evite dar muita importância a sentimentos negativos. Busque viver um dia de cada vez.

  • 6. Priorize uma boa noite de sono

    Ter uma boa qualidade de sono contribui para uma vida mais saudável. Por outro lado, uma noite mal dormida traz consequências negativas, como cansaço, fadiga, sonolência, ansiedade, depressão, aumento do apetite, enfraquece o sistema imunológico, causa problemas de memória, além de aumentar os riscos de surgimento de diabetes e doenças cardíacas.

  • A relevância de ir ao médico com regularidade

    Visite um médico regularmente — o ideal é marcar uma consulta a cada seis meses. Esse profissional vai solicitar exames de rotina e poderá fazer o diagnóstico de eventuais problemas, além de recomendar o tratamento mais adequado, o quanto antes. Logo, as chances de cura são muito mais altas. Portanto, não negligencie a importância de comparecer ao médico com frequência.

    Incluir hábitos saudáveis na sua rotina é a melhor maneira de garantir uma alta qualidade de vida. Tenha em mente que garantir a sua saúde física e mental deve ser sempre sua prioridade, em qualquer momento.

  • Fonte: SindBancários de Teresópolis com informações do Boa Consulta.com

 

Gostou? Compartilhe agora: