O pleito aconteceu entre terça e quinta-feira (13 e 15), com a apuração na noite desta quinta-feira (15). Ao todo, 1298 bancários e bancárias participaram do pleito
A Chapa 1 – Democracia & Luta foi votada por 1.285 bancários nas eleições para a direção do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões. O pleito aconteceu entre terça e quinta-feira (13 e 15), com a apuração na noite desta quinta-feira (15). Ao todo, 1298 bancários e bancárias participaram do pleito.
Com isso, a chapa que tem Jorge Antônio Oliveira, o Porkinho, como presidente reeleito seguirá organizando as lutas em defesa dos trabalhadores nos próximos quatro anos. “Nós elencamos esse processo em três etapas. A primeira delas foi a campanha eleitoral, em um momento, uma conjuntura desfavorável para a classe trabalhadora. Conseguimos passar sem perdas para a categoria. Não conseguimos o que queríamos, mas entendemos que foi satisfatório”, pontuou Porkinho.
“A segunda etapa é essa eleição, em que a categoria fez uma avaliação da nossa gestão. Isso é muito importante, é um parâmetro, porque os desafios vêm a partir desse momento. Já na terceira etapa, precisamos eleger o maior número possível de parlamentares que representam a classe trabalhadora e eleger Lula presidente. Isso é fundamental. Um ano importantíssimo para a classe trabalhadora e movimento sindical no nosso país”, completou o presidente.
A presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro do Estado do Rio (Federa-RJ), Adriana Nalesso, prestigiou a contagem dos votos e falou da importância do processo de continuidade com a reeleição da direção do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região. “Os bancários tem uma organização nacional e o Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões faz parte dessa história. A Federa-RJ tem seis sindicatos na base e Niterói é o segundo maior, atrás apenas da capital”, lembrou Adriana.
“A gente conquista representatividade da categoria em um processo como esse: transparente. Envolve a categoria não só no debate da campanha nacional, mas também das pautas gerais, que é o próximo desafio. O Sindicato de Niterói é um parceiro super importante e a direção está de parabéns já que tem construído unidade, se fortalecido e mostrado para outras categorias a importância da mobilização para conquistar direitos”, parabenizou.
A palavra de ordem para os próximos anos é união. “Essa nova diretoria veio para unificar o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região. Estamos aqui para ajudar cada trabalhador que chega até nós desesperado, aterrorizado pelas metas abusivas, adoecidos pelo o que passam. Quero dizer que nossa luta será incessante já a partir de amanhã”, discursou a secretária-geral Marize Motta.
“O último período foi de resistência para não perder direitos. O sindicato fez muito bem essa luta, em alguns momentos com irreverência, e por isso consegue manter a unidade na luta. Isso é reafirmado nesse processo eleitoral, que celebra a continuidade de um bom trabalho”, disse Maria Eduarda Quiroga Pereira Fernandes, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT/RJ).
Confira a composição da chapa eleita:
EFETIVOS
- Jorge Antônio M. De Oliveira
- Carla Isabel Medeiros Lima
- Marize Motta Duarte
- Júlio César Pessoa De Sales
- Fabiano Paulo Da Silva Junior
- Claudio R. De Jesus Barbosa
- Pietro Cavallo
- Claudia Marques Maria Lira
- Luiz Henrique De Jesus Couto
- Miriam Angélica N. G. Lopes
- Ricardo Guimarães Hiller
SUPLENTES
- André Luis Marins Vaz
- Andréa Da Silva Alves
- Carlos Alberto S. Fernandes
- Claudia Da Silva Costa Machado
- Cristiano Jesus Da Silva
- Daniel Couto Oliveira
- Elisangela A. Pardini Soares
- Erika Pardal Lanhas De Moraes
- Giovani De Jesus C. Da Fonseca
- Giselle Cardoso Da Silva
- João Gabriel A. Lemos Almeida
- José Milton Silva Santos
- Luciano Corrêa Lugão
- Luis Mauricio Dutra Villar
- Luiz Fernando Silva De Souza
- Marcelo De Souza Ferreira
- Marcelo Felippe Trindade
- Marcio Luiz Da Conceição
- Roberta Marins S. Marques
- Rubia Irene Gomes Alves
- Sandro Gallarotti
CONSELHO FISCAL – EFETIVOS
- Alcir Nunes Salgueiro
- Claudio Santiago Madureira
- Ivan Neves Cardoso
SUPLENTES (CONSELHO FISCAL)
- Diogo Avelar Dos Santos
- Paulo Fernando Saldanha Coelho
- Paulo Sergio De Oliveira Lisboa
- Ricardo Da Silva Leal
- Silvana Soprani Silva
- Verônica Vieira Rangel Vaz
CONSELHO DE REPRESENTANTES – EFETIVO
- Alexandre Martins De Aguiar
- Heber Mathias Netto
SUPLENTES CONSELHO FISCAL
- Vanessa Maria Araújo Azevedo
- Marcos Antônio Pereira Santos
- José Augusto Marins Junior
- Selso Pereira Machado
Fonte: Seeb Niterói