A soma dos lucros dos cinco maiores bancos até setembro chegou a R$ 83,938 bilhões, conforme se verifica nos balanços do terceiro trimestre. Embora Caixa e Santander tenham atingido lucro menor que no ano anterior, Bradesco, BB e Itaú voltaram a apresentar lucros superiores aos de 2021.
Os postos de trabalho gerados não resolveram o problema de sobrecarga para os funcionários. No Itaú, por exemplo, as novas vagas se concentraram nos setores de TI e serviços digitais, não aliviando o serviço nas agências. No BB e na Caixa, embora tenha havido um número razoável de contratações, o aumento da quantidade de clientes foi muito superior e os novos bancários já começaram sobrecarregados. Houve redução expressiva das agências tradicionais, enquanto os postos de negócios e as agências digitais se multiplicaram. O Santander chama a atenção por ter aberto muitas vagas no período de um ano, mas houve uma onda de demissões entre julho e setembro de 2022.
Fica evidente o movimento de digitalização do atendimento e redução da oferta de serviços não comerciais nas agências físicas. A contratação de trabalhadores autônomos não aparece nos balanços, mas os sindicatos da categoria bancária em todo o Brasil já vêm observando uma intensificação desta tendência.
fonte; Federa RJ