Oficina de Oratória Política fortalece habilidades de liderança sindical

whatsapp-image-2024-05-09-at-124443.jpeg

Evento organizado pela Contraf-CUT foi realizado em parceria com o Sindicato dos Bancários de Ipatinga

Na última segunda-feira (7), a Oficina de Oratória Política, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), proporcionou uma imersão de duas horas para aprimorar as habilidades de comunicação dos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Ipatinga. Sob a condução de Lyvian Sena, assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e atriz da Cia Burlesca de Teatro do Distrito Federal, o evento se propôs a alcançar três objetivos principais.

No primeiro, destacou-se a importância da eloquência como uma poderosa ferramenta de mobilização e articulação política. Em seguida, foram compartilhadas técnicas que visam fortalecer a comunicação para um trabalho eficaz de base. Por fim, no terceiro objetivo, promoveu-se uma reflexão crítica sobre a construção de discursos bem articulados, levando em consideração as diversas realidades e singularidades das pessoas.

Durante a oficina, os participantes foram conduzidos por exercícios práticos que auxiliam na construção de discursos capazes de promover diálogo, conexão e fortalecimento da classe trabalhadora. Lyvian Sena ressaltou a importância de compreender as dimensões políticas da comunicação, enfatizando que uma boa oratória é resultado de uma série de fatores, não apenas de habilidades individuais.

O secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Laércio Lemos Guimarães, expressou sua gratidão pela organização exemplar da Contaf-CUT, ressaltando a importância da continuidade dessas iniciativas. “A gente quer que tenha continuidade, pois a diretoria ficou muito satisfeita e empolgada com a oficina de oratória”, afirmou. “Recomendamos a oficina para quem ainda não fez, principalmente diretorias eleitas recentemente, como a nossa, que precisa formar dirigentes, devem fazer. O conteúdo é muito legal e fez com que nossos diretores despertassem para a importância da comunicação no movimento sindical bancário, realizada de forma diferente daquela que é tradicional”, completou.

O secretário de Formação da Contaf-CUT, Rafael Zanon, explicou que a atividade faz parte do plano nacional de formação da confederação. “O objetivo é ampliar e aperfeiçoar as ferramentas de luta dos dirigentes, através de uma metodologia interativa e com conteúdo que também dialoga com os temas da Campanha Nacional dos Bancários 2024.”

Fonte: Contraf-Cut

Gostou? Compartilhe agora: